SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue2Locus of control and adherence to treatments in adults and emerging adults with chronic health conditions: The moderating role of age-groupPsychometric properties of the Portuguese version of the Relational Interdependent Self-Construal scale author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

PINTO, Rita; FRANCISCO, Rita  and  SANTOS, Renato Pessoa dos. Impacto das missões internacionais nos jovens filhos de pais militares e a importância do apoio da comunidade escolar. Psicologia [online]. 2017, vol.31, n.2, pp.105-120. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v31i2.1249.

Pretende-se com este estudo conhecer o impacto das missões internacionais no bem-estar dos filhos de militares e a forma como a comunidade escolar pode promover um ajustamento positivo destes durante uma missão. Neste estudo exploratório e qualitativo participaram nove alunos, filhos de militares, e oito professores que lidam e/ou lidaram com este tipo de estudantes (N = 17). Realizaram-se três focus groups, cujas transcrições foram analisadas através de procedimentos de análise temática, com recurso ao software QSR Nvivo 10. Os resultados revelaram que as dificuldades associadas à adaptação dos jovens durante a missão estão relacionadas com alterações emocionais e com mudanças nas rotinas familiares, salientando-se os pares e a mãe como importantes fontes de suporte. Para um ajustamento positivo destes alunos a comunidade escolar pode contribuir significativamente através da articulação com os pais e com a instituição militar. São discutidas algumas linhas orientadoras para o desenvolvimento de programas de promoção do ajustamento destes jovens.

Keywords : Famílias Militares; Missão Internacional; Adolescentes; Adaptação; Comunidade Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License