SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Vinculação aos pais e relação amorosa: Papel mediador dos conflitos interparentais em jovens adultosMemória prospectiva: Uma revisão narrativa sobre modelos teóricos, abordagens metodológicas e principais achados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

EMAUZ, Ana; GASPAR, Augusta  y  ESTEVES, Francisco. Preditores da empatia dirigida a humanos e outros animais em portugueses e anglo-saxónicos. Psicologia [online]. 2018, vol.32, n.1, pp.15-28. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v32i1.1227.

A relação entre empatia dirigida a humanos e empatia dirigida a outros animais tem sido reportada como fraca, sendo pouco conhecidos os fatores que predizem a segunda. Neste estudo, examinaram-se potenciais variáveis preditoras de cada uma destas duas formas de empatia e compararam-se participantes lusófonos e anglo-saxónicos, inspecionando possíveis especificidades culturais. Foi conduzido um inquérito na web que incluiu as versões portuguesa e inglesa de uma escala de empatia para com humanos e de uma escala de empatia para com animais, bem como questões relacionadas com animais de estimação, religião, dieta e participação em ONGs. A testagem de modelos de regressão múltipla evidenciou o género como preditor da empatia com humanos, mas apenas no grupo lusófono. O sexo feminino e a vivência com animais de estimação foram preditores de empatia para com animais em ambos os grupos; a ligação a ONGs também o foi na população lusófona, enquanto que na anglo-saxónica pesou mais a dieta vegetariana/vegana.

Palabras clave : Preditores de empatia; empatia para com animais; empatia para com humanos; animais de estimação; escala de empatia para com animais; escala de empatia para com humanos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons