SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Preditores da empatia dirigida a humanos e outros animais em portugueses e anglo-saxónicosAdversidade na infância e objetivos de vida em adultos: Papel mediador da vinculação aos pais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

PEREIRA, Diana R.. Memória prospectiva: Uma revisão narrativa sobre modelos teóricos, abordagens metodológicas e principais achados. Psicologia [online]. 2018, vol.32, n.1, pp.29-48. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v32i1.1300.

O planeamento de intenções futuras, mantendo-as durante um período variável de tempo e recuperando-as no momento e/ou contexto esperado, tem sido explorado segundo a designação generalista de memória prospectiva (MP). Por exemplo, lembrar de entregar uma mensagem a uma determinada pessoa ou de tomar uma dada medicação na altura apropriada são actividades que dependem decisivamente de um bom funcionamento da MP. Neste contexto, o presente trabalho procura oferecer uma breve visão geral sobre a crescente investigação dedicada à MP, incluindo uma análise da definição, dos modelos teóricos actuais e das principais metodologias usadas neste campo. Adicionalmente, a presente revisão também procura abordar alguns dos resultados obtidos no estudo da MP ao longo do desenvolvimento, os principais correlatos neurais, bem como algumas estratégias propostas para melhorar o funcionamento da MP. Enquanto considerações finais, apontamos as principais limitações e potencialidades atribuídas ao domínio de investigação da MP.

Palabras clave : Intenções adiadas; memória episódica; memória prospectiva; revisão.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons