SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Adversidade na infância e objetivos de vida em adultos: Papel mediador da vinculação aos paisTeste da teoria funcionalista dos valores humanos com estudantes em acolhimento residencial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

HUIć, Aleksandra; KRZNARIć, Tina  y  KAMENOV, Željka. Perspectiva temporal, stress percebido, autocontrolo e satisfação relacional em relações de namoro de adultos emergentes heterossexuais. Psicologia [online]. 2018, vol.32, n.1, pp.63-78. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v32i1.1327.

Este estudo analisa possíveis fatores de proteção e vulnerabilidade na associação entre stress percebido e satisfação relacional em relações de namoro de adultos emergentes. Investigamos se o autocontrolo, enquanto recurso positivo de auto-regulação, ajuda a mitigar o efeito negativo do stress nas relações. Propomos um modelo estrutural, no qual examinamos se perspetivas de tempo disfuncionais representam fatores de vulnerabilidade, levando a maior stress percebido, o que, por sua vez, poderá associar-se a menor autocontrolo e menor satisfação relacional. Num estudo online, recolhemos dados sobre perspetivas de tempo, stress percebido, autocontrolo e satisfação relacional de 360 adultos emergentes heterossexuais em relações de namoro. O stress percebido associa-se negativamente ao autocontrolo e à insatisfação relacional. Uma perspetiva passada-negativa (mas não presente-fatalista) associou-se positivamente à perceção de stress, que por sua vez mediou a associação entre a perspetiva passada-negativa e a satisfação relacional. No entanto, adicionar esse fator de vulnerabilidade ao modelo estrutural levou a que autocontrolo deixasse de ter um efeito significativo.

Palabras clave : Stress; satisfação relacional; perspetivas de tempo; autocontrolo; relacionamentos amorosos; adultos emergentes.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons