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Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

MOTA, Catarina Pinheiro; COSTA, Mónica  y  MATOS, Paula Mena. Escola e instituição: Relações significativas e autoconceito de adolescentes em acolhimento residencial. Psicologia [online]. 2018, vol.32, n.1, pp.87-100. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/rpsicol.v32i1.1277.

O presente estudo testa o efeito preditor da qualidade da ligação a figuras significativas (professores, funcionários da escola e da instituição) no desenvolvimento do autoconceito dos jovens. Pretende-se ainda testar o efeito mediador da qualidade da ligação aos pares e o efeito moderador do tempo de acolhimento residencial nesta associação. A amostra é composta por 400 jovens em acolhimento residencial entre os 12 e 18 anos de ambos os sexos, do Norte e Centro de Portugal. Os resultados sublinham a importância da qualidade da ligação às figuras significativas de afeto para o de um autoconceito positivo. A ligação aos pares mostra-se relevante corroborando o papel mediador no desenvolvimento do autoconceito. O tempo de acolhimento residencial não se mostrou significativo na relação entre a qualidade da ligação estabelecida com os adultos significativos e o autoconceito. À luz da teoria da vinculação realça-se a importância das ligações seguras entre adultos e jovens.

Palabras clave : Autoconceito; cuidadores; pares; acolhimento residencial.

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