SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Impact of rewards reduction on employees’ behaviour: And when the work is a calling?Work in call-center: Comparison between inbound and outbound services author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

SIMOES, Eduardo; DUARTE, Ana Patrícia  and  NUNES, Patrícia. O impacto da liderança e do contexto organizacional na aceitabilidade ética de práticas de Gestão de Recursos Humanos. Psicologia [online]. 2020, vol.34, n.1, pp.56-66. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i1.1471.

Pesquisa recente verificou que os profissionais de Recursos Humanos (RH) julgam a aceitabilidade de práticas eticamente questionáveis com base na importância que a sua organização atribui à infraestrutura ética e às práticas de responsabilidade social. Este estudo avaliou os efeitos da liderança ética e dos fatores mencionados sobre o modo como outros atores organizacionais, que não os profissionais de RH, julgam a aceitabilidade de três práticas eticamente duvidosas de gestão de RH: discriminação, desrespeito pelo indivíduo e favorecimento de quem está no poder. Os resultados indicam que a liderança ética está negativamente associada à aceitabilidade das três práticas. Os indivíduos provenientes de organizações nas quais a infraestrutura ética é mais forte também consideram as práticas de discriminação e de desrespeito pelo indivíduo menos aceitáveis. O mesmo é verdade para os participantes de organizações percebidas como mais socialmente responsáveis em relação aos trabalhadores e no domínio económico.

Keywords : Ética; práticas de gestão de recursos humanos; infraestrutura ética; responsabilidade social das organizações; liderança ética.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License