SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1The impact of leadership and organizational context on the acceptability of unethical HRM practicesThe benefit of work-family enrichment for teachers' health: The role of perceived self-efficacy in a daily study. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

GONCALVES, Susana; SILVA, Isabel Soares  and  VELOSO, Ana. Trabalho em call-center: Comparação entre os serviços inbound e outbound. Psicologia [online]. 2020, vol.34, n.1, pp.67-81. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i1.1473.

O impacto do trabalho em call-center em várias dimensões físicas e psicológicas do indivíduo tem sido alvo de diversos estudos; no entanto, pouca investigação tem comparado os tipos de serviços neste contexto de trabalho. Assim, este estudo, além de fazer uma análise das características do trabalho, das principais fontes de stresse do compromisso com a organização neste tipo de contexto, comparou os serviços inbound e outbound em função de tais dimensões. No total, participaram 274 operadores de call-center, 191 do serviço inbound e 83 do serviço outbound. Na recolha de dados foi usado um protocolo de investigação constituído por diversas escalas, em formato papel e online. Verificou-se que participantes do grupo inbound percecionam uma maior variedade de competências no seu trabalho e níveis superiores de stress relacionados com problemas familiares do que os participantes do grupo outbound. Não foram encontradas diferenças significativas em relação ao compromisso com a organização.

Keywords : Call-center; características do trabalho; stress; compromisso organizacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License