SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Grandfather’s house: The role of contact with grandfathers on ageism perceptions of elementary school children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

SILVA, Khalil da Costa  and  FRANCA, Dalila Xavier de. Contribuições da abordagem sócio-normativa para o estudo do preconceito racial na infância. Psicologia [online]. 2020, vol.34, n.2, pp.1-14. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i2.1233.

A investigação sobre o preconceito racial na infância recebeu influência das teorias do desenvolvimento sócio-cognitivo e do desenvolvimento da identidade social, as quais destacaram o papel das habilidades cognitivas e da pertença grupal sobre as manifestações de atitudes raciais nas crianças. O estudo das atitudes preconceituosas na infância, a partir de uma abordagem sócio-normativa, foi impulsionado por pesquisas mais recentes, as quais verificaram que as crianças, tal como os adultos, inibem expressões flagrantes de preconceito. Neste trabalho, as contribuições da abordagem sócio-normativa para o estudo do preconceito racial na infância são discutidas a partir de pesquisas que analisam as manifestações de atitudes raciais em crianças como resultado da interação entre uma série de fatores, tais como a percepção da norma da igualdade, a Teoria da Mente e o julgamento moral.

Keywords : normas sociais; racismo; julgamento moral.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License