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Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

COSTA, Leonor Pereira da; RODRIGUES, Ricardo Borges  e  WALDZUS, Sven. “É cada um para o que nasce?”: Desenvolvimento das atribuições causais da pobreza infantil na infância e soluções percebidas para a pobreza. Psicologia [online]. 2020, vol.34, n.2, pp.39-56. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i2.1382.

O presente estudo analisa o desenvolvimento das atribuições causais da pobreza infantil, o papel do estatuto sócio económico nestas atribuições e as soluções que as crianças identificam para a pobreza. Foram entrevistadas crianças com idades entre os 6 e 12 anos (N = 107), e os resultados mostram a prevalência da externalização das causas da pobreza, nomeadamente através de explicações fatalistas (e.g. sorte) e estruturalistas (e.g. desemprego). Este estudo permite, ainda, verificar que as crianças percecionam dois tipos de soluções para a pobreza, que variam no grau de agência imputado à criança pobre. Análises de mediação mostram que a indicação de soluções que requerem a ação da criança pobre aumenta com a idade através do aumento da perceção de que a pobreza é causada por fatores sociais. Os resultados são discutidos em termos do desenvolvimento sociocognitivo, refletindo sobre as consequências das atribuições causais da pobreza na perpetuação das desigualdades sociais.

Palavras-chave : Crianças; atribuições causais da pobreza; pobreza infantil; soluções para a pobreza.

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