SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Development of causal attributions of child poverty and perceived solutions to poverty in childhoodKnowledge, attitudes and behaviours of Portuguese students of secondary school related to the prevention of COVID-19 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

CARLOS, Joana  and  MELO, Madalena. Preconceito racial em crianças: Identificação e pertença grupal. Psicologia [online]. 2020, vol.34, n.2, pp.57-74. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i2.1385.

De acordo com a Teoria da Identidade Social, basta tornar saliente a pertença de um indivíduo a uma categoria/grupo social para que existam enviesamentos endogrupais e discriminação face a membros de outros grupos. O presente estudo procurou analisar a existência de diferenças no preconceito racial (face a negros, mulatos e brancos) em função da identidade étnica (autocategorização e avaliação emocional da pertença), bem como a relação existente com as variáveis contacto interétnico e distância social. Participaram neste estudo 258 crianças do 2.º ciclo de 4 escolas públicas portuguesas, que se autocategorizaram como brancas e mulatas. Os principais resultados parecem indicar que o preconceito subtil é diferente consoante o nível da componente afetiva da identidade étnica, que o contacto interétnico se relaciona com menores níveis de preconceito subtil e flagrante e que existem diferenças no contacto interétnico e distância social por grupo de autocategorização.

Keywords : Grupos étnicos/raciais; pertença grupal; preconceito; contacto interétnico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License