SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2O papel da personalidade e das estratégias de coping no investimento na aparência em jovens adultosOs efeitos da ordem de apresentação das imagens na avaliação emocional subjetiva das imagens índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

AMARAL, Rita; MONTEIRO, Lígia; SANTOS, Carolina  y  TORRES, Nuno. Crenças sobre o papel do pai numa amostra de homens Portugueses: Implicações para uma parentalidade positiva. Psicologia [online]. 2020, vol.34, n.2, pp.159-170. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i2.1517.

Este estudo teve como objetivo analisar variáveis explicativas da qualidade da parentalidade na perspetiva do pai, nomeadamente: as crenças sobre o seu papel e variáveis sociodemográficas como a idade, habilitações literárias e trabalho. Participaram 207 pais de famílias nucleares com crianças a frequentar o pré-escolar (105 rapazes). Os resultados indicam que existem associações significativas e positivas entre as habilitações literárias do pai, as suas crenças e a parentalidade positiva; e associações negativas entre a idade do pai e as suas crenças, e entre estas e a parentalidade negativa. Para a parentalidade positiva, as crenças sobre o papel do pai são o único preditor significativo existindo, ainda, um efeito de interação entre as crenças e as habilitações literárias. Os resultados sugerem a importância de se considerar e integrar o modo como o pai concebe o seu papel, no âmbito de programas de promoção do envolvimento parental.

Palabras clave : Crenças sobre o papel do pai; habilitações literárias; parentalidade positiva e negativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons