SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Crenças sobre o papel do pai numa amostra de homens Portugueses: Implicações para uma parentalidade positivaPreditores da empregabilidade individual de profissionais em transição de carreira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

KOSONOGOV, Vladimir. Os efeitos da ordem de apresentação das imagens na avaliação emocional subjetiva das imagens. Psicologia [online]. 2020, vol.34, n.2, pp.171-178. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i2.1608.

Nos últimos vinte anos, um grande número de estudos sobre avaliação emocional subjetiva de imagens afetivas foi publicado. No entanto, é sabido que a ordem de apresentação pode acarretar efeitos sequenciais, ou seja, a perceção de um estímulo anterior pode influenciar a perceção do próximo estímulo. Este estudo examinou se a ordem de apresentação da imagem influencia a avaliação subjetiva da sua valência afetiva e excitação. Os resultados mostraram alguma influência da ordem de apresentação na valência afetiva: imagens desagradáveis no final foram avaliadas como menos desagradáveis do que imagens desagradáveis apresentadas no início, e a imagem neutras, quando apresentada após imagens desagradáveis, era avaliada como mais agradável do que quando apresentada após imagens agradáveis. Nenhum efeito da ordem de apresentação na excitação foi encontrado. Várias ordens de apresentação de imagens devem ser usadas em estudos futuros sobre emoções para evitar possíveis efeitos da ordem na valência afetiva.

Palabras clave : Imagens afetivas; ordem de apresentação; valência afetiva; excitação.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons