SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Predictors of individual employability among professionals in career transitionFactor structure of the “Me as A Parent” scale in a community sample of Portuguese mothers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

RIBEIRO, Ana Raquel; PEREIRA, Ana Isabel  and  PEDRO, Marta. Validação do School Liking and Avoidance Questionnaire para a população Portuguesa. Psicologia [online]. 2020, vol.34, n.2, pp.191-204. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i2.1626.

Este artigo apresenta o estudo de validação das versões portuguesas da Escala de Gosto pela Escola e Evitamento Escolar (SLAQ) para a crianças e para pais. Esta escala pretende avaliar o grau em que a criança gosta e evita a escola, na perspetiva da mesma e dos pais. A amostra é constituída por 394 alunos, do 2º ao 4º ano de escolaridade e respetivos pais. Na versão para crianças, a análise fatorial confirmatória revela uma estrutura bifatorial (Gosto pela Escola e Evitamento Escolar) equivalente à versão original e uma elevada consistência interna. Na versão para pais, não se verificou um ajustamento adequado entre os dados e a estrutura bifatorial original. Da análise fatorial exploratória, surgiu um ajustamento mais adequado de um modelo tri-fatorial da versão para pais (Gosto pela Escola; Evitamento Escolar; Comunicação sobre a Escola), com níveis bons de consistência interna.

Keywords : SLAQ; envolvimento afetivo escolar; crianças em idade escolar; estudos psicométricos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License