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Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

RIBEIRO, Ana Raquel; PEREIRA, Ana Isabel  e  PEDRO, Marta. Validação do School Liking and Avoidance Questionnaire para a população Portuguesa. Psicologia [online]. 2020, vol.34, n.2, pp.191-204. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i2.1626.

Este artigo apresenta o estudo de validação das versões portuguesas da Escala de Gosto pela Escola e Evitamento Escolar (SLAQ) para a crianças e para pais. Esta escala pretende avaliar o grau em que a criança gosta e evita a escola, na perspetiva da mesma e dos pais. A amostra é constituída por 394 alunos, do 2º ao 4º ano de escolaridade e respetivos pais. Na versão para crianças, a análise fatorial confirmatória revela uma estrutura bifatorial (Gosto pela Escola e Evitamento Escolar) equivalente à versão original e uma elevada consistência interna. Na versão para pais, não se verificou um ajustamento adequado entre os dados e a estrutura bifatorial original. Da análise fatorial exploratória, surgiu um ajustamento mais adequado de um modelo tri-fatorial da versão para pais (Gosto pela Escola; Evitamento Escolar; Comunicação sobre a Escola), com níveis bons de consistência interna.

Palavras-chave : SLAQ; envolvimento afetivo escolar; crianças em idade escolar; estudos psicométricos.

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