SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Validation of the School Liking and Avoidance Questionnaire for the Portuguese populationVocational psychology in psychology education in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

MARQUES, Teresa; PEREIRA, Ana Isabel; BARROS, Luísa  and  ROBERTO, Magda S.. Estrutura fatorial da escala “Me as A Parent” numa amostra comunitária de mães Portuguesas. Psicologia [online]. 2020, vol.34, n.2, pp.205-214. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i2.1637.

Este estudo teve como objetivo examinar a estrutura fatorial da versão portuguesa de um instrumento de avaliação da autorregulação parental: “Me as A Parent”. Uma análise fatorial confirmatória foi realizada com uma amostra de conveniência on-line de 370 mães de crianças com idades entre 3 e 15 anos (M = 9; DP = 3.74). Os resultados não confirmaram a estrutura original da MaaP nesta amostra. O modelo revisto, com três fatores de primeira ordem, mostrou bons índices de ajuste (χ2 = 202.37, p < .001, χ2/df = 101, CFI = .92, TLI = .91; SRMR = .05, RMSEA = .05, 90% CI = (0.046, 0.063)). Os fatores do MaaP mostraram boa consistência interna, à exceção da subescala de Agência Pessoal. O instrumento alcançou validade discriminante e mostrou boa fiabilidade teste-reteste. Embora promissor, os resultados do presente estudo parecem mostrar que serão necessários mais estudos para alcançar a validação da MaaP.

Keywords : Parentalidade; Autorregulação Parental; Avaliação; Análise fatorial confirmatória.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License