SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Adaptação e Análise da Estrutura Psicométrica da Escala de Inteligência Emocional de Nowack (EIV) para o Contexto Português índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

GONCALVES, Mariana; SILVA, Maria Manuel  e  MATOS, Marlene. Violência na intimidade: Crenças da comunidade Africana Lusófona residente em Portugal. Psicologia [online]. 2021, vol.35, n.1, pp.1-10.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v35i1.1448.

Este estudo teve como objetivo identificar as crenças da comunidade luso-africana, residente em Portugal, sobre a violência na intimidade. Os participantes (n=70) responderam a um questionário online, adaptado da Escala de Crenças sobre a Violência Conjugal. Os resultados apontaram para uma reduzida legitimação da violência, na intimidade, sendo a “pequena” violência a mais legitimada. Os participantes do sexo masculino, sem contacto com a problemática e que avaliaram os episódios como “não graves” apresentaram maior legitimação da violência. Os participantes de zonas urbanas e os residentes há mais tempo em Portugal apresentavam uma menor tolerância à violência. Dos participantes, 17.3% admitiu ter experienciado violência na intimidade, sendo maioritariamente do sexo feminino. Esta investigação visa contribuir para uma maior consciencialização sobre o tema, para a transformação progressiva dos discursos sobre violência na intimidade e para o desenvolvimento de ações político-legais que visem o combate à elevada ocorrência da violência na intimidade.

Palavras-chave : Violência na intimidade; Crenças; Comunidade luso-africana..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )