SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Adaptação e Análise da Estrutura Psicométrica da Escala de Inteligência Emocional de Nowack (EIV) para o Contexto PortuguêsO estigma da tuberculose afeta o reconhecimento de emoções? Estudo realizado com uma amostra portuguesa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

SOARES, Joana et al. Escala de Desenvolvimento de Carreira de Universitários: Estudo Confirmatório com Estudantes Portugueses. Psicologia [online]. 2021, vol.35, n.1, pp.23-34.  Epub 20-Jun-2022. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v35i1.1584.

A contemporaneidade, marcada por um mercado de emprego flexível e competitivo, exige que os jovens, nomeadamente universitários, sejam capazes de gerir a sua carreira. Para que os profissionais de carreira consigam auxiliar estes jovens, precisam de ter à sua disposição instrumentos válidos e fiáveis que lhes possibilitem avaliar comportamentos de carreira, como as respostas adaptativas. Este estudo tem por objetivo analisar as propriedades psicométricas da Escala de Desenvolvimento de Carreira de Universitários numa amostra de universitários portugueses. Participaram 216 estudantes divididos em duas subamostras: subamostra A com 111 estudantes entre os 19-36 anos (M = 22.67, DP = 2.56), e subamostra B com 105 estudantes entre os 19-36 anos (M = 22.42, DP = 2.08). As análises fatoriais exploratórias indicam solução penta-fatorial com boa consistência interna, após se eliminarem quatro itens. As análises fatoriais confirmatórias indicam ajustamento moderadamente aceitável para o modelo penta-fatorial. Mais estudos psicométricos com a medida são necessários.

Palavras-chave : Desenvolvimento de carreira; respostas adaptativas; universitários; medida..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )