SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue1University Career Development Scale: Confirmatory Study with Portuguese StudentsAn analysis of the Scientific progress of Social Cognition in the light of the perspective of "new Experimentalism” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

NASCIMENTO, Teresa  and  BIANCHI, Mauro. O estigma da tuberculose afeta o reconhecimento de emoções? Estudo realizado com uma amostra portuguesa. Psicologia [online]. 2021, vol.35, n.1, pp.35-48.  Epub June 20, 2022. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v35i1.1587.

O estigma da Tuberculose causa sofrimento social e é uma barreira importante no seu controlo. Pretende-se compreender melhor os processos sociais, a ele subjacentes, na perceção de emoções. Até agora, o papel do estigma da Tuberculose a este respeito não foi testado. Como hipótese propõe-se que os indivíduos em tratamento para a Tuberculose (versus grupo de controlo) identificarão mais emoções negativas na face dos outros, especialmente emoções de rejeição (i.e., nojo) quando preocupados com o estigma., Dois grupos de participantes responderam a um questionário com 23 faces onde identificaram a emoção, a Consciência do Estigma, Rejeição Interpessoal Relacionada com o Estigma e Sensibilidade à Rejeição. Mostra-se que os dois grupos diferem na perceção de emoções negativas: os doentes em tratamento identificam menos nojo, e mais tristeza, medo e raiva que o grupo de controlo. Os resultados são discutidos à luz da literatura do estigma e das suas consequências.

Keywords : Estigma; Emoções; Reconhecimento de emoções; Tuberculose..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )