SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1O estigma da tuberculose afeta o reconhecimento de emoções? Estudo realizado com uma amostra portuguesaA escrita científica da ciência portuguesa: Algumas métricas das ciências sociais e psicológicas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

GARCIA-MARQUES, Leonel  e  GARCIA-MARQUES, Teresa. Uma análise do progresso científico da Cognição Social à luz da perspetiva do “novo Experimentalismo”. Psicologia [online]. 2021, vol.35, n.1, pp.49-60.  Epub 20-Jun-2022. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v35i1.1623.

A Cognição Social é uma abordagem conceptual e empírica que tenta explicar os fenómenos psicossociais através das estruturas e dos processos cognitivos que lhe são subjacentes. Esta abordagem com a sua génese nos anos oitenta, tem contribuído para a compreensão da mente do ser humano, tomando-o como um ser eminentemente social. Neste artigo procuramos debater a sua contribuição para o progresso científico na conceção da abordagem epistemológica do “novo experimentalismo”, que caracteriza este progresso como o resultado da acumulação de “bons paradigmas experimentais”. Exemplificamos o tipo de paradigmas experimentais, que se definem como “bons paradigmas” na Cognição Social, focando o paradigma das Correlações Ilusórias na perceção de grupos humanos; o paradigma da Mera-Exposição, o paradigma de Supressão de Pensamentos; e o paradigma do Estado de Espírito como Moderador do Processamento Cognitivo.

Palavras-chave : Novo experimentalismo; Cognição Social..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )