SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1A escrita científica da ciência portuguesa: Algumas métricas das ciências sociais e psicológicasEstrutura factorial e proposta de revisão do sistema de cotação da Escala Tridimensional de Dor Psicológica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

MONTEIRO, Bianca  y  MOTA, Catarina Pinheiro. Estilos parentais e o risco no uso das redes sociais em adolescentes e jovens adultos: Papel mediador da personalidade. Psicologia [online]. 2021, vol.35, n.1, pp.71-84.  Epub 20-Mar-2021. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v35i1.1641.

De acordo com Baumrind, a relação entre a díade pais-filhos constitui-se como base da aprendizagem de competências e interações sociais. Um estilo parental baseado na assertividade e responsividade assume um papel significativo e protetor face ao risco do uso das redes sociais dos adolescentes e jovens adultos. Pretende-se analisar o efeito dos estilos parentais e da personalidade no uso das redes sociais por adolescentes e jovens adultos e testar o papel mediador da personalidade numa amostra de 936 indivíduos com idades entre os 14 e 20 anos. Os resultados apontam que o uso problemático das redes sociais é predito negativamente pelo estilo parental democrático e, positivamente pelo estilo autoritário e permissivo. Sugere-se ainda um efeito mediador negativo da personalidade emocionalmente ajustada na associação do estilo parental democrático e uso problemático das redes socias e um efeito mediador positivo entre os estilos parentais negativos e o uso problemático.

Palabras clave : Estilos parentais; personalidade; redes sociais; adolescentes; jovens adultos..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )