SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Gestão de fronteiras entre papéis durante a pandemia Covid-19: Um estudo qualitativo com recurso a focus group junto de mães trabalhadoras-estudantes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

SOUSA, Inês C.; ALMEIDA, Teresa  e  LEAL, Catarina Correia. Encurralados na pandemia de COVID-19: O efeito da preocupação com o risco e das emoções no burnout nos profissionais de saúde. Psicologia [online]. 2021, vol.35, n.1, pp.163-173.  Epub 20-Jun-2021. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v35i1.1697.

A pandemia de COVID-19 acarreta desafios para os profissionais de saúde em todo o mundo, devido às exigências impostas aos sistemas de saúde. Pretendemos investigar o modo como a preocupação com o risco influencia o burnout via afeto positivo e negativo. O papel moderador da exposição ao risco (baixa, média e alta) é também examinado. Uma amostra de 257 profissionais de saúde portugueses respondeu a um questionário. A análise de modelos de equações estruturais foi aplicada. Os resultados mostraram que a preocupação com o risco influencia positivamente o afeto negativo - mas não o positivo - e, consequentemente, o burnout. Este efeito indireto não foi superior para os indivíduos do grupo de alto risco (vs. baixo risco), o que poderá ser explicado por fatores individuais e organizacionais atenuantes. Estas evidências chamam a atenção das organizações de saúde para os efeitos adversos da preocupação com o risco no bem-estar destes profissionais.

Palavras-chave : COVID-19; profissionais de saúde; burnout; perceção de risco; afeto positivo; afeto negativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )