SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue2Examining the distinction between self-enhancement and self-protection in young adults: The roles of basic need satisfaction and psychological adjustmentImproveCog, a cognitive stimulation program for people with mild cognitive impairment and dementia: First stage of development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

OLIVEIRA, Carla Roma; MENDES, Álvaro  and  SOUSA, Liliana. Impacto dos papéis dos mais velhos na promoção da saúde em famílias com paramiloidose. Psicologia [online]. 2021, vol.35, n.2, pp.17-26.  Epub Dec 31, 2021. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v35i2.1732.

Os elementos mais velhos da família exercem papéis de promoção da saúde junto dos mais novos em doenças hereditárias como a paramiloidose. Contudo, escasseiam estudos que associem esses papéis ao impacto nas gerações mais novas. O objetivo deste estudo qualitativo exploratório é analisar o impacto dos papéis exercidos pelos mais velhos junto dos mais novos na promoção da saúde em famílias com paramiloidose. Adotou-se a Técnica dos Incidentes Críticos aplicada em entrevistas semiestruturadas. A amostra compreende 18 participantes, que relataram 76 incidentes. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas a análise de conteúdo. Os resultados sugerem que os impactos nos mais novos envolvem sobretudo capacitação para enfrentar a doença (n=41) e dificultar/complexificar a experiência da doença (n=11). O impacto dos papéis exercidos pelos mais velhos em famílias com paramiloidose é relevante, devendo ser considerado pelas equipas de saúde.

Keywords : Amiloidose familiar; Doenças hereditárias; Gestão do risco; Promoção da saúde; Efeito de geração.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )