SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Examinando a distinção entre automelhoramento e autoprotecção em adultos jovens: O papel da satisfação das necessidades básicas e ajustamento psicológicoImproveCog, um programa de estimulação cognitiva dirigido a pessoas com Défice Cognitivo Ligeiro e Demência: Etapa 1 de desenvolvimento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

OLIVEIRA, Carla Roma; MENDES, Álvaro  y  SOUSA, Liliana. Impacto dos papéis dos mais velhos na promoção da saúde em famílias com paramiloidose. Psicologia [online]. 2021, vol.35, n.2, pp.17-26.  Epub 31-Dic-2021. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v35i2.1732.

Os elementos mais velhos da família exercem papéis de promoção da saúde junto dos mais novos em doenças hereditárias como a paramiloidose. Contudo, escasseiam estudos que associem esses papéis ao impacto nas gerações mais novas. O objetivo deste estudo qualitativo exploratório é analisar o impacto dos papéis exercidos pelos mais velhos junto dos mais novos na promoção da saúde em famílias com paramiloidose. Adotou-se a Técnica dos Incidentes Críticos aplicada em entrevistas semiestruturadas. A amostra compreende 18 participantes, que relataram 76 incidentes. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas a análise de conteúdo. Os resultados sugerem que os impactos nos mais novos envolvem sobretudo capacitação para enfrentar a doença (n=41) e dificultar/complexificar a experiência da doença (n=11). O impacto dos papéis exercidos pelos mais velhos em famílias com paramiloidose é relevante, devendo ser considerado pelas equipas de saúde.

Palabras clave : Amiloidose familiar; Doenças hereditárias; Gestão do risco; Promoção da saúde; Efeito de geração.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )