SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2ImproveCog, um programa de estimulação cognitiva dirigido a pessoas com Défice Cognitivo Ligeiro e Demência: Etapa 1 de desenvolvimentoO papel da imagem corporal positiva na qualidade de vida de pessoas com insuficiência renal crónica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

SANTOS, Andreia Valentim; PEREIRA, José Diogo da Rocha; PANEQUE, Milena  e  COELHO, Vânia. A experiência psicossocial de cuidadores informais de pessoas com paramiloidose: Um estudo qualitativo. Psicologia [online]. 2021, vol.35, n.2, pp.45-62.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v35i2.1736.

Este estudo teve como objetivo explorar a experiência psicossocial de cuidadores informais de pessoas com paramiloidose. Os participantes foram recrutados através de uma instituição de apoio à paramiloidose, situada numa região endémica no norte de Portugal, onde foram realizadas 22 entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados com recurso à análise fenomenológica interpretativa. Os resultados indicaram temas e subtemas interrelacionados. Sucintamente, o conhecimento relativo ao ato de cuidar, adquirido através de experiências anteriores, constituiu um aliado na atual prestação de cuidados. Porém, esse ato de cuidar provocou impactos psicossociais que potenciaram a adoção de estratégias de gestão por parte dos cuidadores. Procurando integrar a patologia e respetivos impactos, os cuidadores mencionaram experienciar diferentes fases de um processo de luto. Como resultado do desempenho deste papel, os cuidadores identificaram necessidades que salientam a importância da intervenção com esta população, visando atenuar ou eliminar os impactos psicossociais negativos resultantes do ato de cuidar.

Palavras-chave : Prestação de cuidados; Polineuropatia amiloidótica familiar; Entrevistas; Impacto psicossocial; Necessidades.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )