SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2A experiência psicossocial de cuidadores informais de pessoas com paramiloidose: Um estudo qualitativoA intervenção farmacológica e não farmacológica na PHDA: A perspetiva dos profissionais de saúde índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

CUNHA, Margarida S. et al. O papel da imagem corporal positiva na qualidade de vida de pessoas com insuficiência renal crónica. Psicologia [online]. 2021, vol.35, n.2, pp.63-78.  Epub 31-Dic-2021. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v35i2.1739.

Este estudo pretende explorar o papel da imagem corporal positiva (ICP) na qualidade de vida (QdV) de pessoas com insuficiência renal crónica (IRC). A recolha de dados foi efetuada através de instrumentos de autorrelato que permitiram a contemplação das variáveis sociodemográficas, de algumas dimensões da ICP e da QdV, num grupo clínico (n = 46; M = 59,8 anos) e num grupo não clínico (n = 49; M = 55,1 anos) de participantes. Percebeu-se que as várias dimensões da ICP se associam com os diferentes domínios da QdV em ambos os grupos. As mulheres revelaram níveis superiores nas dimensões da aceitação do corpo pelos outros e no autocuidado, comparativamente aos homens. Por último, destaca-se o papel da apreciação da funcionalidade corporal como um importante preditor da QdV. Salienta-se a relevância de se intervir na ICP pelo impacto positivo que pode ter na QdV desta população.

Palabras clave : Imagem corporal positiva; Insuficiência renal crónica; Hemodiálise; Qualidade de vida.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )