SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue2The role played by positive body image on the quality of life of patients with chronic kidney disease“What do you think people feel?” Emotional climate during a pandemic: Adaptation and validation of a scale author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia

Print version ISSN 0874-2049

Abstract

MIRANDA, Maria João  and  MARTINS, Paula Cristina. A intervenção farmacológica e não farmacológica na PHDA: A perspetiva dos profissionais de saúde. Psicologia [online]. 2021, vol.35, n.2, pp.79-94.  Epub Dec 31, 2021. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.v35i2.1752.

É controversa a tendência de aumento da PHDA na infância/adolescência, mas inegável o incremento das taxas de prescrição farmacológica. Dado o papel dos profissionais de saúde neste processo, pretendeu-se indagar a sua perspetiva sobre o diagnóstico e intervenção nesta perturbação. Assim, realizaram-se entrevistas semiestruturadas a oito médicos e oito psicólogos, selecionados por métodos de amostragem não probabilísticos. Da análise de conteúdo, concluiu-se que o espectro de terapêuticas recomendadas para a PHDA é conhecido e mobilizado pelos profissionais de acordo com critérios de adequação e eficácia, numa análise ponderada custo-benefício. Este processo tem ainda outros intervenientes, responsáveis pela sinalização e encaminhamento dos casos (família e escola) que, acedendo facilmente aos serviços, depositam nos clínicos as expetativas de resolução rápida e eficaz, configurando um processo de pressão social para a prescrição farmacológica. Às terapêuticas não farmacológicas reconhece-se um papel eficaz, mas continuam a observar-se dificuldades de acesso e oferta oportuna e suficiente.

Keywords : PHDA; crianças e adolescentes; diagnóstico; intervenção psicossocial; intervenção psicofarmacológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )