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Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

FERREIRA, Lara Noronha; PEREIRA, Luís N.  e  BRAS, Maria da Fé. Estudar onde é bom viver? Bem-estar subjetivo e qualidade de vida no ensino superior: o caso de estudantes brasileiros no Algarve. Psicologia [online]. 2022, vol.36, n.1, pp.1-16.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.1643.

Este trabalho analisou os níveis de bem-estar subjetivo (BES) e de qualidade de vida (QV) nos estudantes brasileiros que estudam na Universidade do Algarve (UAlg) a partir da constatação do significativo aumento destes em universidades portuguesas. Foi realizado um inquérito por questionário com entrevista eletrónica, constituído pela Escala de Bem-Estar Subjetivo e pelo WHOQOL-Bref, tendo participado 102 estudantes. Os resultados mostraram que os estudantes brasileiros que consideram a UAlg um bom sítio para estudar e um bom local para viver apresentam níveis mais elevados de QV e de BES. Aqueles que não tiveram crises emocionais e os que estão bem integrados têm uma QV e um BES mais elevado. Os estudantes com um nível físico e de relações sociais mais elevados têm maior probabilidade de considerarem a UAlg uma boa universidade para estudar. Conclui-se que os estudantes brasileiros têm um bom nível de BES e de QV.

Palavras-chave : Bem-estar subjetivo; Qualidade de vida; Escala de Bem-Estar Subjetivo (EBES); WHOQOL-Bref; Estudantes brasileiros.

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