SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Estudar onde é bom viver? Bem-estar subjetivo e qualidade de vida no ensino superior: o caso de estudantes brasileiros no AlgarveViolência parental antes, durante e depois do confinamento devido à COVID-19 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia

versión impresa ISSN 0874-2049

Resumen

SOUSA, Inês C. et al. A influência das práticas de diversidade etária no bem-estar e na intenção de saída dos trabalhadores: O papel do contrato psicológico relacional. Psicologia [online]. 2022, vol.36, n.1, pp.17-30.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.1704.

O envelhecimento da população mundial acarreta inúmeros desafios para as organizações, entre os quais a retenção de uma força de trabalho cada vez mais diversa em termos de idade. Com base nas teorias do contrato psicológico e da troca social, este estudo examina o efeito das práticas de diversidade etária no bem-estar subjetivo e na intenção de saída dos trabalhadores via contrato psicológico relacional. Uma amostra de 257 trabalhadores portugueses respondeu a um questionário. A análise de equações estruturais foi aplicada para testar o modelo de mediação. Os resultados mostraram que a existência de práticas de diversidade etária contribui para o desenvolvimento de um contrato psicológico do tipo relacional o que, por sua vez, leva a maiores níveis de bem-estar e a menores intenções de saída da organização. As implicações teóricas e práticas dos resultados são discutidas.

Palabras clave : Envelhecimento; Práticas de diversidade etária; Contrato psicológico; Bem-estar; Intenção de saída.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )