SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1A influência das práticas de diversidade etária no bem-estar e na intenção de saída dos trabalhadores: O papel do contrato psicológico relacionalHIV Stigma Scale: Propriedades Psicométricas da Versão Portuguesa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

BARROSO, Ricardo; RAMIAO, Eduarda  e  FIGUEIREDO, Patrícia. Violência parental antes, durante e depois do confinamento devido à COVID-19. Psicologia [online]. 2022, vol.36, n.1, pp.31-38.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.1715.

Não existe evidência se as medidas de distanciamento social para controlar a transmissão da COVID-19 resultaram em mais ocorrências de violência parental. As informações sobre este problema decorrem de estimativas indiretas e de relatórios provenientes dos media. Importa, assim, recorrer a múltiplas fontes, particularmente das potenciais vítimas. Procurou-se neste estudo comparar a proporção de violência perpetrada sobre adolescentes antes, durante e após o período de confinamento devido à COVID-19 em Portugal. Três amostras diferentes com adolescentes entre os 12 a 18 anos foram recolhidas antes (n = 1444), durante (n = 1427) e após (n = 794) o confinamento e comparadas posteriormente para verificar variações na violência parental. Verificou-se a prática de agressões por parte dos pais, relatando os adolescentes ao mesmo tempo uma redução da violência psicológica, física e sexual durante e após o confinamento pela COVID-19. São discutidas as implicações deste estudo em termos práticos e de investigação.

Palavras-chave : Pais abusivos; Adolescentes; Experiências adversas na infância; Maus tratos; COVID-19.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )