SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Violência parental antes, durante e depois do confinamento devido à COVID-19Estado emocional e coping em estudantes universitários no confinamento provocado pela COVID-19 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

GONCALVES, Mariana; MORGADO, Diogo; SOUSA, Bárbara  e  MAIA, Ângela. HIV Stigma Scale: Propriedades Psicométricas da Versão Portuguesa. Psicologia [online]. 2022, vol.36, n.1, pp.39-50.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.1729.

O objetivo deste estudo foi traduzir, adaptar e analisar as propriedades psicométricas de uma versão breve da Escala de Estigmatização VIH, usando uma amostra de 100 adultos VIH+, com idade média de 49.88 (DP = 12-03), com diagnóstico médio há 9.39 (DP = 7.36) anos. As qualidades psicométricas foram analisadas atendendo à estrutura de um fator e da estrutura original de quatro fatores, mostrando um melhor ajustamento para este último modelo. A validade convergente foi considerada próxima do aceitável para o fator atitudes públicas e autoimagem negativa, e boa para os fatores preocupação com a divulgação e estigma personalizado. Os resultados mostraram validade discriminante adequada para todos os fatores. O coeficiente Omega foi superior a .70 para os quatro fatores, mostrando confiabilidade adequada. Esta versão portuguesa parece ser é uma boa escala para avaliar o estigma de pessoas que vivem com VIH em Portugal.

Palavras-chave : VIH /SIDA; Estigma; Propriedades Psicométricas; Portugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )