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Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

ALEXANDRE, Joana Dias; CARVALHO, Helena; FONSECA, Ana Margarida  e  CASTRO, Catarina Alexandra. Estado emocional e coping em estudantes universitários no confinamento provocado pela COVID-19. Psicologia [online]. 2022, vol.36, n.1, pp.51-60.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.1782.

Considerando a vulnerabilidade da saúde mental dos jovens adultos, e a mudança abrupta das suas rotinas no primeiro confinamento decretado em Portugal, em março de 2020, devido à pandemia provocada pela COVID-19, este estudo analisou 1) o estado emocional de uma amostra de estudantes universitários durante o primeiro confinamento, 2) as estratégias de coping reportadas durante esse período, 3) o papel mediador das estratégias de coping no reporte de sintomas de ansiedade, depressão e stress. Os resultados indicam que, à semelhança de outros países, as mulheres reportam maiores níveis de ansiedade, depressão e stress. Também são estas que reportam não só o recurso a estratégias de coping negativo, mas também positivo (suporte social). O retraimento e a recusa medeiam a relação entre o sexo do participante e o estado emocional. Os resultados apontam para um conjunto de reflexões sobre intervenções de promoção de bem-estar em jovens universitários.

Palavras-chave : COVID-19; Saúde mental; Jovens adultos; Coping.

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