SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Aliança de trabalho em aconselhamento de carreira: Fatores dos/as psicólogos/as e clientes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

MOTA, Catarina Pinheiro; FERREIRA, Tatiana  e  COSTA, Mónica. Vinculação aos pais e as aspirações de vida na adolescência: O efeito mediador da sintomatologia depressiva. Psicologia [online]. 2022, vol.36, n.1, pp.71-81.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.1808.

A literatura sugere que a qualidade relacional na díade pais-filhos poderá assumir-se como fator de risco ou protetor na formulação e projeção de aspirações de vida e no desenvolvimento de sintomatologia psicopatológica de natureza depressiva. O objetivo do presente estudo prende-se com a análise do papel da qualidade da vinculação aos pais no desenvolvimento de aspirações de vida de adolescentes, testando o efeito mediador da sintomatologia depressiva na associação anterior. A amostra foi constituída por 1326 participantes, com idades entre os 12 e os 18 anos. Os resultados sugerem que as dimensões da vinculação aos pais predizem diferencialmente as aspirações de vida intrínsecas e extrínsecas e a sintomatologia depressiva. Verifica-se ainda que a sintomatologia depressiva apresenta um efeito mediador positivo na associação entre a qualidade do laço emocional ao pai e as aspirações de vida extrínsecas. Os resultados foram discutidos à luz da teoria da vinculação e da autodeterminação.

Palavras-chave : Vinculação aos pais; Aspirações de vida; Sintomatologia depressiva; Adolescentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )