SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2As associações de doenças raras em Portugal: Uma fonte importante de apoio psicossocial índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia

versão impressa ISSN 0874-2049

Resumo

ANTUNES, Rita; GUEDES, Maryse; ALEXANDRE, Joana  e  VERISSIMO, Manuela. Benefícios de um novo programa de aprendizagem socioemocional na redução da sintomatologia psicopatológica e na promoção das competências socioemocionais globais, na perspetiva das crianças. Psicologia [online]. 2022, vol.36, n.2, pp.119-135.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.1813.

O presente estudo teve como objetivo examinar as perceções das crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos, que participaram no novo programa de aprendizagem socioemocional “O Mundo dos Intergalácticos” de curta duração, acerca da evolução dos sintomas psicopatológicos (ansiedade, depressão e stresse) e das competências socioemocionais globais, do pré-teste para o pós-teste e follow-up (6 meses), considerando o sexo e a faixa etária (8-9 vs. 10-12 anos). Um total de 95 crianças, com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos, preencheram Escala de Depressão, Ansiedade e Stresse para Crianças e a escala. Para mim é fácil, no pré-teste, pós-teste e 6 meses após a participação no programa. Os resultados obtidos mostraram que as crianças mais novas (8-9 anos) e mais velhas (10-12 anos), de ambos os sexos, percecionaram uma redução da sintomatologia psicopatológica e uma melhoria das competências socioemocionais globais do pré-teste para o pós-teste e follow-up.

Palavras-chave : Programa de aprendizagem socioemocional; Sintomas psicopatológicos; Competências socioemocionais; Idade, Sexo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )