37 1Coping with COVID-19: Measuring self-efficacy, collective efficacy and proxy efficacy beliefs 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Psicologia

 ISSN 0874-2049

GONCALVES, Sónia P.; SANTOS, Joana Vieira dos    SILVA, Isabel S.. Reflexos da COVID-19 na saúde mental de estudantes universitários. []. , 37, 1, pp.20-29.   30--2023. ISSN 0874-2049.  https://doi.org/10.17575/psicologia.1698.

^a

Face à situação pandémica, as universidades atravessaram um conjunto de desafios, nomeadamente, a mudança do ensino “face a face” para aulas online. O presente estudo visa contribuir para a compreensão da situação de confinamento em estudantes universitários portugueses, através da análise dos níveis de stress percebido, sintomas de ansiedade e depressão. Participaram no estudo 694 estudantes do ensino superior português. Os resultados denotam sintomas moderados a severos de perturbação ansiosa, bem como o contributo explicativo de variáveis sociodemográficas, académicas e de vivência da pandemia. De destacar por um lado, o papel protetor da satisfação com o acompanhamento e supervisão por parte dos docentes e de ter momentos “isolados” para estudar. Por outro lado, os resultados revelam que a preocupação com a pandemia e com o seu impacto no percurso educacional são fatores de risco. Este estudo possibilita destacar pontos chaves de foco na prevenção de sintomatologia de ansiedade.

^lpt^a

Reflections of COVID-19 on the mental health of university students: In view of the pandemic situation, universities have gone through challenges, such as the change from teaching “face to face” to online classes. The present study aims to contribute to a deeper understanding of the impact confinement situation on Portuguese university students, through the analysis of perceived stress, symptoms of anxiety and depression. 694 Portuguese higher education students participated in the study. The results show moderate to severe symptoms of anxiety disorder, as well as the explanatory contribution of socio-demographic, academic and pandemic experience variables. On the one hand, the protective role of satisfaction with the accompaniment and supervision by teachers and of having “isolated” moments to study should be highlighted. On the other hand, results reveal that the concern with the pandemic and its impact on the educational path are risk factors. This study makes it possible to highlight key points of focus in the prevention of anxiety symptoms.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )