SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Consumo “não problemático” de drogas ilegaisEstudo das características psicométricas do Michigan Alcoholism Screening Test (MAST) numa população clínica de dependentes do álcool índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Toxicodependências

versão impressa ISSN 0874-4890

Resumo

GANDRA, Sofia Santanna  e  TEIXEIRA, Zélia. Portadores de VIH/SIDA e HCC: dar voz a relatos de sofrimento. Toxicodependências [online]. 2010, vol.16, n.2, pp.49-70. ISSN 0874-4890.

É inquestionável que o diagnóstico de se ser portador de uma doença crónica alberga muitas implicações. Contudo, o diagnóstico de Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH)/ Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) tem um impacto particular na vida do portador, e nas relações com as pessoas para si significativas, nomeadamente quando consideramos o estigma a ele associado. O contacto com estes sujeitos fez-nos perceber que mesmo quando estes são internados por complicações relacionadas com a hepatite, culpabilizam o VIH e não a Hepatite C Crónica (HCC). A principal implicação psicológica é a ansiedade, encontrada em todos os sujeitos, o que nos surpreendeu dado que a literatura coloca a depressão como sintoma psicológico mais frequentemente associado à infecção pelo VIH/SIDA, não se tendo encontrado idên­tica constatação em relação à HCC. A metodologia qualitativa utilizada visou dar a este trabalho um contorno exploratório, descritivo e analítico das experiências e vivências de 17 indivíduos portadores de VIH/SIDA e de HCC, a quem tentamos dar voz, na expressão do seu sofrimento físico, psicológico e social.

Palavras-chave : VIH; SIDA; HCC; Análise Qualitativa; Depressão; Ansiedade.

        · resumo em Francês | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )