SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Consumo de álcool em toxicodependentes em tratamentoTrilhos - Desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Reflexões sobre a metodologia de avaliação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Toxicodependências

versão impressa ISSN 0874-4890

Resumo

OLIVEIRA, Sara; MONTEIRO, Lima; FREIXO, Torres  e  VENANCIO, Ângela. Interacções medicamentosas entre a metadona e os anti-retrovirais. Toxicodependências [online]. 2010, vol.16, n.3, pp.59-66. ISSN 0874-4890.

A metadona constitui, desde 1965, uma alternativa incontornável no tratamento da dependência de opiáceos. Entre os utilizadores de drogas injectáveis (UDI), os indivíduos infectados pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) constituem uma população particularmente vulnerável. Apesar de o tratamento com anti-retrovirais em UDI ser possível e eficaz, vários factores podem afectar negativamente o tratamento, nomeadamente a fraca adesão à terapia, as potenciais interacções medicamentosas entre anti-retrovirais, substituto opiáceo e drogas ilícitas, os efeitos adversos e o acesso limitado e frequentemente atrasado ao tratamento anti-retroviral. Em contrapartida, o tratamento da dependência de opiáceos tem sido associado a uma diminuição dos comportamentos de risco relacionados com o VIH. As interacções medicamentosas entre a metadona e os anti-retrovirais podem potenciar os efeitos tóxicos dos fármacos, diminuir a eficácia dos anti-retrovirais ou desencadear sintomas de privação opiácea, com consequente recaída no consumo de substâncias ilícitas e abandono da terapêutica. Dada a actualidade do tema, os autores propuseram-se fazer uma revisão da literatura no que respeita às interacções medicamentosas entre a metadona e os anti-retrovirais e à sua abordagem na prática clínica.

Palavras-chave : Metadona; Interacções Medicamentosas; Anti-retrovirais; VIH.

        · resumo em Francês | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )