SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Co-morbilidade psicopatológica numa população toxicodependente do AlentejoIntegração Social e Estratégias de Mediação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Toxicodependências

versión impresa ISSN 0874-4890

Resumen

VILELA, Lara; MACHO, Patrícia  y  ALMEIDA, Gaspar. Consumo de álcool em adolescentes e psicopatologia associada. Toxicodependências [online]. 2011, vol.17, n.1, pp.43-52. ISSN 0874-4890.

Os adolescentes que abusam de álcool apresentam, por vezes, psicopatologia associada. A patologia psiquiátrica pode precipitar a Perturbação de Uso de Álcool (PUA) ou resultar do consumo de álcool. Por outro lado, a PUA e a psicopatologia podem coexistir, independentemente, em adolescentes de alto risco, uma vez que par­tilham alguns factores desencadeantes. Das patologias psiquiátricas, as que se associam, com maior frequência, ao consumo de álcool nos adolescentes são a perturbação conduta, a perturbação depressiva, a perturbação de ansiedade e a perturbação de hiperactividade e défice de atenção. O objectivo deste estudo é investigar se há relação entre o consumo de álcool e a presença de psicopatologia na adolescência, numa amostra escolar (236). A exposição ao álcool na adolescência pode originar consequências a longo prazo, assim, a identificação dos factores de risco para uso e abuso de álcool por adolescentes é fulcral para o desenvolvimento de programas de prevenção eficazes.

Palabras clave : Adolescentes; Álcool; Psicopatologia.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )