SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Elaboração de itinerários turísticos: Abordagem heurística de um caso realDeterminação do número óptimo de equipamentos de reserva e período óptimo de revisão para um conjunto de equipamentos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Investigação Operacional

versão impressa ISSN 0874-5161

Resumo

SERRAO, Amílcar  e  ANASTACIO, João. Um modelo de programação matemática aplicado ao sector agrícola português. Inv. Op. [online]. 2003, vol.23, n.1, pp.17-34. ISSN 0874-5161.

Este estudo avalia os efeitos da Agenda 2000 e do aumento das trocas comerciais no sector agrícola português, resultante do alargamento a Leste da União Europeia e da progressiva eliminação das barreiras aduaneiras, na sequência das negociações realizadas no âmbito do General Agreement on Tariffs and Trade. Este trabalho estuda o problema da quebra do rendimento dos agricultores portugueses determinada pela aplicação da Agenda 2000 e pelo aumento da liberalização dos mercados agrícolas. Constitui o objectivo principal deste trabalho, a avaliação dos efeitos da alteração da política agrícola no bem-estar dos consumidores e produtores. A avaliação dos efeitos daquelas políticas é feita com o recurso a um modelo de optimização não linear incluindo risco para o sector agrícola português. Este modelo inclui as actividades representativas das regiões e das explorações agrícolas portuguesas e as políticas agrícolas num quadro de maior liberalização dos mercados agrícolas. Os resultados obtidos com o modelo revelam um decréscimo da soma dos excedentes do consumidor e do produtor para todas as políticas alternativas e um acréscimo do excedente do consumidor nos cenários de maior abertura às trocas comerciais. Os mesmos também sugerem a escolha de actividades alternativas que privilegiam os produtos mediterrânicos e a procura de outras actividades, onde o sector agrícola português tem vantagem comparativa.

Palavras-chave : Mathematical programming model; risk; agricultural sector; Common Agricultural Policy.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )