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Investigação Operacional

versão impressa ISSN 0874-5161

Resumo

CUNHA, Maria Elisa; LOPES, José Álvaro Assis  e  POVOA, Ana Paula Barbosa. Modelo de simulação para determinação da operacionalidade de locomotivas. Inv. Op. [online]. 2003, vol.23, n.2, pp.113-130. ISSN 0874-5161.

A gestão de ``stocks'' é uma área fulcral para o bom desempenho das organizações; dela depende frequentemente a operacionalidade do sistema em causa. Quando os bens a gerir são reparáveis essa gestão, além de importante, torna-se mais complexa. Esta complexidade é diversa e depende de vários factores como sejam a estrutura do sistema de reparação, tempos associados e ainda a própria estrutura modular do artigo reparável. Neste artigo estuda-se um caso real onde a gestão de ``stocks'', de artigos constituintes das Locomotivas da série 1900 dos Caminhos de Ferro Portugueses - CP, é analisada. A exploração das Locomotivas faz com que estas possam avariar ou necessitar de manutenção preventiva. As avarias são provocadas pelo mau funcionamento de constituintes e, dependendo do seu tipo, podem ser reparadas em locais distintos. Estes podem constituir diferentes escalões num modelo de gestão de avarias. Por outro lado, o tempo de paragem de cada locomotiva, por manutenção ou reparação, depende fundamentalmente do número de peças em armazém ou, na sua inexistência, do tempo de reparação dos constituintes em falta. No caso em estudo, Locomotivas da série 1900 por questões relacionadas com a determinação da sua operacionalidade consideram-se, apenas, quatro constituintes fundamentais: Turbo Compressor, Motor Diesel, Motor de Tracção e Rodados. A reparação das locomotivas, dependendo do conjunto de operações a realizar, pode ser executada em dois locais diferentes: na Região de Manutenção (Centro e Sul), à qual está afecta a locomotiva (elemento do terceiro escalão), ou no Grupo Oficinal do Barreiro (segundo escalão). As reparações dos constituintes, dependendo do tipo de avaria, são efectuadas no Grupo Oficinal do Barreiro ou no Grupo Oficinal do Entroncamento (primeiro escalão). Considerando distribuições Binomiais para gerar avarias nas locomotivas e distribuições empíricas para gerar o tempo de reparação dos constituintes, desenvolveu-se um modelo de simulação discreto para o sistema multi-escalão e multi-componente das Locomotivas. Desta forma pretende-se estabelecer uma relação entre o número médio de Locomotivas em condições de viajar e o ``stock'' físico dos quatro constituintes referidos.

Palavras-chave : Simulation; Stochastic Models; Decision Aid Systems.

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