SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Suavização da Fronteira DEA: o Caso BCC Tridimensional índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Investigação Operacional

versão impressa ISSN 0874-5161

Resumo

COUTO, Paula. Análise factorial aplicada a métricas da paisagem definidas em FRAGSTATS. Inv. Op. [online]. 2004, vol.24, n.1, pp.109-137. ISSN 0874-5161.

Um programa de análise espacial baseado numa grelha de pixeis (FRAGSTATS 3.0) foi usado e os resultados da análise de 50 mapas de ocupação do solo usando esse programa são apresentados. Foram usadas 33 métricas da estrutura da paisagem e investigadas as propriedades das métricas para diversas paisagens (mapas de ocupação de solo de Portugal Continental). As métricas da estrutura da paisagem descrevem o tamanho e forma das paisagens, a abundância de cada tipo de mancha e a distribuição espacial de manchas similares ou dissimilares. Para ultrapassar a ambiguidade de métricas individuais e peculiaridades do seu comportamento, foi adoptada uma aproximação factorial multivariada para descrever e comparar estruturas da paisagem. Foi executada uma análise de componentes principais para as 33 métricas e 50 paisagens. Os primeiros cinco factores explicam 91.2% da variação. Estes factores podem ser interpretados como média da compactação da mancha, textura da imagem (distribuição dos pixeis e adjacência), área da paisagem, número de classes, relação área - perímetro (medidas fractais).

Palavras-chave : Landscape structure; Factorial approach; Fragstats.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )