SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Abordagem hierárquica para avaliação da fiabilidade de sistemas de produção complexos com comportamento não-markovianoPlanejamento e Programação da Produção numa Fundição Cativa Automatizada de Grande Porte índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Investigação Operacional

versão impressa ISSN 0874-5161

Resumo

SOARES DE MELLO, Maria Helena Campos; QUINTELLA, Heitor Luiz Murat de Meirelles  e  SOARES DE MELLO, João Carlos Correia Baptista. Avaliação do Desempenho de Alunos Considerando Classificações Obtidas e Opiniões dos Docentes. Inv. Op. [online]. 2004, vol.24, n.2, pp.187-196. ISSN 0874-5161.

Este artigo avalia a situação académica dos alunos dos cursos de Engenharia que ingressaram na Universidade Federal Fluminense (UFF) - Brasil em 1997 pelo acompanhamento do seu rendimento escolar, tentando estabelecer relações de causa e efeito entre suas classificações nas diferentes etapas do exame de admissão, chamado "concurso vestibula''. A amostra é constituída por cerca de cento e cinquenta alunos, com dados referentes às suas classificações em todas as disciplinas frequentadas até ao segundo semestre de 2000. É feita também uma análise da opinião docente sobre as condições que permitem formar um bom aluno e sobre o que se considera um bom aluno. Os resultados dos questionários aplicados são analisados por métodos multidecisor elementares (métodos de Borda e Condorcet) e comparados com a análise anterior.

Palavras-chave : education; student evaluation; multicriteria analysis.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )