SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Um melhor limite inferior para o problema do caixeiro viajante assimétrico baseado no problema da afectaçãoComposição de especialistas locais para classificação de dados índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Investigação Operacional

versão impressa ISSN 0874-5161

Resumo

SOARES DE MELLO, João Carlos C. B. et al. Fronteiras DEA Difusas. Inv. Op. [online]. 2005, vol.25, n.1, pp.85-103. ISSN 0874-5161.

A fronteira DEA difusa surge em situações nas quais algumas variáveis (inputs ou outputs) apresentam um certo grau de incerteza na medição, sem que se assuma que os valores obedecem a alguma distribuição de probabilidade. A fronteira eficiente é construída considerando-se os limites de incerteza, isto é, os menores e maiores valores possíveis de serem assumidos pela variável afectada pela incerteza de medição. Dessa forma, constrói-se uma região em relação à qual as DMUs possuem um certo grau de pertença. Para calcular o grau de pertença são construídas fronteiras optimistas e pessimistas. Como o grau de pertença não é uma medida de eficiência, é introduzido o conceito de fronteira invertida que permite calcular um índice de eficiência difuso. É mostrado o caso em que apenas uma variável apresenta incerteza e é generalizado para o caso em que algumas ou todas as variáveis apresentam incertezas.

Palavras-chave : DEA; Fuzzy sets; Fuzzy DEA efficiency score.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )