SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Applying data warehousing technology to support planning and control on mass transit companies índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Investigação Operacional

versão impressa ISSN 0874-5161

Resumo

MATOS, Manuel; LOPES, Carla Teixeira; NUNES, Sérgio  e  VENANCIO, Isabel. Reflexões sobre os rankings do secundário. Inv. Op. [online]. 2006, vol.26, n.1, pp.1-21. ISSN 0874-5161.

A publicação de rankings das escolas secundárias, iniciada em 2001, teve um impacto apreciável a vários níveis, suscitando uma série de comentários e especulações nos diversos meios de comunicação social e influindo realmente nas decisões (ou pelo menos aspirações) de muitas pessoas. Beneficiando da disponibilidade de cinco anos de dados, e da possibilidade de comparar os rankings respectivos, o nosso exercício de análise de dados procurou verificar a posteriori até que ponto a hipótese implícita na utilização entusiástica dos rankings é razoável. Ou seja, serão os rankings um indicador fiável da qualidade, ou da eficácia, das escolas? A conclusão geral do exercício aponta para a necessidade de não sobrevalorizar os rankings baseados em exames, sem deixar de os considerar uma peça de informação útil, para as escolas se situarem e para se compararem coisas comparáveis. Por outro lado, sendo evidente o interesse social por este tipo de ordenações, valerá a pena investir na identificação dos factores de caracterização da qualidade que poderão ser utilizados para complementar a informação dos exames, com o cuidado de privilegiar aspectos compreensíveis, objectivos e acessíveis.

Palavras-chave : Rankings; Ensino secundário; Análise de dados; Decisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )