SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue17Insubmissive women? Changes and conflicts in North MozambicThe (rer)writing of Encarnación Ezcurra in the Argentinean fiction and history of the last decades author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ex aequo

Print version ISSN 0874-5560

Abstract

SANTOS, Cecília MacDowell. Para além de «ajudar» ou de «não querer saber» delas: ensinar «Women in Developing Countries» numa Universidade Americana. Ex aequo [online]. 2008, n.17, pp.89-105. ISSN 0874-5560.

Este artigo constitui uma reflexão sobre os desafios a uma internacionalização do currículo de «Women Studies» nos Estados Unidos. Parte da minha experiência de ensino da disciplina de «Mulheres em Países em Desenvolvimento», na Universidade de São Francisco, uma universidade de Jesuítas com a missão expressa de promover a justiça social numa perspectiva global. Um dos maiores desafios colocados a este tipo de curso está no risco de o mesmo reforçar o etnocentrismo e o essencialismo, através da reprodução daquilo a que Chandra Mohanty chama «a diferença do Terceiro Mundo». Baseando-se no apelo de Mohanty a uma «solidariedade feminista não-colonizadora e transfronteiriça» e recorrendo à tipologia das formas de solidariedade, de Peter Waterman, o artigo discute as abordagens dos estudantes ao tema das «mulheres em países em desenvolvimento», bem como as formas de solidariedade assumidas ou implícitas nas teorias das mulheres/do género e do desenvolvimento/globalização referidas no curso.

Keywords : mulheres e desenvolvimento; teoria feminista; solidariedade feminista e pós-colonial; solidariedade internacional.

        · abstract in English | French     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License