SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23O reconhecimento legal do casal do mesmo sexo na EuropaRaparigas e rapazes: uma boa ou uma má educação? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Ex aequo

versión impresa ISSN 0874-5560

Resumen

CUNHA, Diana  y  PINHO, Maria Salomé. Sugestionabilidade Interrogativa em Mulheres Vítimas de Violência Conjugal. Ex aequo [online]. 2011, n.23, pp.133-147. ISSN 0874-5560.

Considerando o aumento de casos de violência conjugal que chegam ao sistema de justiça, este estudo visou analisar a vulnerabilidade à sugestionabilidade de mulheres vítimas deste crime. Administraram-se individualmente, a 60 mulheres (30 vítimas de violência conjugal e 30 não vítimas), a Escala de Sugestionabilidade de Gudjonsson 2, uma tarefa de Memória da Fonte, o Inventário de Assertividade de Auto-Resposta, o Brief Cope, o Inventário de Sintomas Psicopatológicos e o Inventário de Violência Conjugal. As participantes vítimas de violência conjugal revelaram-se menos sugestionáveis do que as participantes não vítimas. Este resultado pode explicar-se atendendo a sinais, muitas vezes presentes em vítimas de violência conjugal, como a hipervigilância e a desconfiança face aos outros.

Palabras clave : sugestionabilidade interrogativa; violência conjugal; assertividade; estilos de coping; sintomas psicopatológicos.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons