SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue30«What I do matters»: a discussion about family care and recognition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ex aequo

Print version ISSN 0874-5560

Abstract

VILLAS-BOAS, Susana; OLIVEIRA, Catarina Sales  and  HERAS, Soledad Las. Tarefas domésticas e género: representações de estudantes do ensino superior. Ex aequo [online]. 2014, n.30, pp.113-129. ISSN 0874-5560.

A mudança dos papéis sociais de género ocorrida na esfera profissional nas últimas décadas tem tido um reflexo não proporcional na organização da vida familiar e doméstica, o que se explica pelo facto do modelo tradicional de divisão do trabalho familiar das tarefas domésticas ter raízes profundas nos nossos padrões culturais. O objetivo deste estudo foi o de compreender o efeito do tempo e a mudança geracional na alteração desta situação. Verificou-se que as desigualdades de género na distribuição das tarefas domésticas persistem e que existe elevada probabilidade da reprodução dos modelos familiares na divisão de tarefas domésticas, sendo as raparigas quem demonstram maior desejabilidade de transformação e mudança.

Keywords : género; atitudes; igualdade; tarefas domésticas; estudantes do ensino superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License