SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue33Gender issues in architecture: history(s), space(s) and professional and architectural experiencesBetween women: homeschooling and profession author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ex aequo

Print version ISSN 0874-5560

Abstract

WHITE, Kate  and  MACHADO-TAYLOR, Maria de Lourdes. Género e carreiras académicas atípicas. Ex aequo [online]. 2016, n.33, pp.83-96. ISSN 0874-5560.

O presente artigo explora as carreiras académicas por sexo e atípicas, e analisa dois estudos de caso, um na Austrália e outro em Portugal. Sendo certo que os contextos nacionais e organizacionais tiveram impacto nas trajetórias profissionais destas académicas, os principais temas dos estudos de caso foram o patrocínio/tutoria, a resiliência e ser-se um estranho. A análise revela a existência de uma forte ligação entre patrocínio/tutoria e resiliência. O patrocínio/tutoria proporciona às mulheres orientação, aconselhamento e acesso a oportunidades de emprego, e ajuda-as a desenvolverem resiliência na, muitas vezes, desafiadora cultura organizacional do ensino superior (ES). Todavia, a exclusão das mulheres académicas pode fazer com que algumas delas sejam ambivalentes relativamente às suas carreiras e pode constituir um mecanismo necessário para a sua sobrevivência no ES.

Keywords : género; carreiras académicas; percursos profissionais; ensino superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License