SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Cuestiones de género en la arquitectura: historia(s), espacio(s) y experiencias profesionales y arquitectónicasEntre las mujeres: educación en casa y la profesión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Ex aequo

versión impresa ISSN 0874-5560

Resumen

WHITE, Kate  y  MACHADO-TAYLOR, Maria de Lourdes. Género e carreiras académicas atípicas. Ex aequo [online]. 2016, n.33, pp.83-96. ISSN 0874-5560.

O presente artigo explora as carreiras académicas por sexo e atípicas, e analisa dois estudos de caso, um na Austrália e outro em Portugal. Sendo certo que os contextos nacionais e organizacionais tiveram impacto nas trajetórias profissionais destas académicas, os principais temas dos estudos de caso foram o patrocínio/tutoria, a resiliência e ser-se um estranho. A análise revela a existência de uma forte ligação entre patrocínio/tutoria e resiliência. O patrocínio/tutoria proporciona às mulheres orientação, aconselhamento e acesso a oportunidades de emprego, e ajuda-as a desenvolverem resiliência na, muitas vezes, desafiadora cultura organizacional do ensino superior (ES). Todavia, a exclusão das mulheres académicas pode fazer com que algumas delas sejam ambivalentes relativamente às suas carreiras e pode constituir um mecanismo necessário para a sua sobrevivência no ES.

Palabras clave : género; carreiras académicas; percursos profissionais; ensino superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons