SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36La Perspectiva de Género en la Formación Inicial del Profesorado de Educación Infantil: Notas sobre una Investigación Realizada entre el Alumnado del Grado de Magisterio de Educación Infantil de la Universidad de Cantabria (España)La violencia en el noviazgo en de la Escuela Superior de Educación de Lisboa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Ex aequo

versión impresa ISSN 0874-5560

Resumen

COELHO, Sofia  y  CASACA, Sara Falcão. Jovens Estudantes Universitários/As Perante A Futura Vida Profissional e Familiar: A Marca do Género. Ex aequo [online]. 2017, n.36, pp.59-75. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2017.36.04.

A informação recolhida através de um inquérito por questionário aplicado a jovens universitários/as permitiu verificar que os jovens universitários têm melhores perspetivas em relação à inserção laboral e à carreira profissional do que as jovens universitárias. No contexto de crise laboral, foram mais as jovens mulheres, contrariamente aos seus colegas do sexo masculino, a condicionar os seus projetos familiares devido às fracas perspetivas de inserção laboral. São ainda as jovens que apresentam os valores e as atitudes mais igualitárias e progressistas relativamente aos papéis de género na vida profissional e familiar. Relativamente à questão da articulação entre o domínio profissional e o laboral, são valorizadas práticas de organização do trabalho e políticas de gestão dos recursos humanos amigas das famílias. Contudo, são as jovens mulheres quem mais confere relevância às mesmas.

Palabras clave : Estudantes universitários/as; aspirações profissionais; articulação trabalho-família; papéis de género.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons