SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue36Towards a complex vision of homophobic bullying: Unveiling daily homophobia in schoolsGender diversity in childhood and education: Towards a (trans)gender-sensitive school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ex aequo

Print version ISSN 0874-5560

Abstract

BRAMBILLA, Lisa; POZZEBON, Giulia  and  RIZZO, Marialisa. Questões de género no contexto italiano contemporâneo: Uma análise focada na educação informal e propostas para uma abordagem sensível ao género através de dimensões intergeracionais e interculturais. Ex aequo [online]. 2017, n.36, pp.133-148. ISSN 0874-5560.  https://doi.org/10.22355/exaequo.2017.36.09.

O género está presente de forma generalizada em todas as experiências de educação informal. Isto é particularmente verdadeiro no contexto italiano, em que o sistema educacional, sem uma educação intencional que aborde temáticas de género e faça uso de uma abordagem sensível ao género, corre o risco de não concretizar as suas finalidades fundamentais: a promoção da igualdade de oportunidades e a cidadania ativa. Este artigo, de acordo com a vocação transformadora da investigação pedagógica, explora os riscos e as oportunidades da educação informal sobre género. Depois de uma introdução teórica, sugere-se que intergeracionalidade e interculturalidade sejam dimensões cuja exploração facilita uma melhor compreensão da complexidade da ordem de género na atualidade, abrindo dessa forma novas possibilidades para desafiá-la.

Keywords : Educação informal de género; educação intencional de género; relações intergeracionais; relações interculturais.

        · abstract in English | French     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License